data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Pedro Piegas (Diário)
O domingo de plantão foi diferente para os trabalhadores do Pronto-Atendimento (PA) do Bairro Patronato. Na tarde de ontem, uma ação voluntária organizada pela Associação Gaia e pelo Lions Clube Santa Maria levou alimento e carinho aos profissionais do local.
O lanche foi feito e montado pelos próprios integrantes das entidades. Na embalagem, além do alimento e da demonstração de carinho e cuidado, havia uma pequena mensagem cheia de significado.
Ala emergencial da Casa de Saúde está recebendo pacientes com Covid-19
A diretora da Associação Gaia, que promove acolhimento e ressocialização de pessoas em vulnerabilidade social, Milene Marcele Guimarães, explica que, por causa da Covid-19, muitas pessoas estão passando por dificuldades.
style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">
- O Gaia, como serviço de assistência, solicita muito o serviço de saúde para os usuários. Por isso, resolvemos levar atenção aos profissionais de saúde, que estão exaustos. Com carinho e esse movimento de gratidão, levamos trazendo uma música, um lanche em reconhecimento ao trabalho que eles vêm prestando - destaca.
Mais de 22 mil doses de vacina contra a Covid-19 foram aplicadas em Santa Maria
Técnica em enfermagem há 20 anos, Simone Domingues agradeceu o gesto e ficou emocionada com a ação:
- Para nós, é muito gratificante esse retorno da comunidade. Nos incentiva a ter ainda mais força no enfrentamento a essa doença.
Cerca de 40 profissionais trabalham por turno no PA. De acordo com a coordenadora administrativa do local, Verônica Martins Camargo, ações como essa são importantes para fortalecer ainda mais os profissionais que estão na linha de frente.
- O acolhimento é tão importante e necessário para esses profissionais, pois está bem difícil. Há muitos pacientes encaminhados em estado grave para os hospitais, tem a dificuldade de leitos e, para eles, receber esse carinho demonstra muita gratidão. Muitos dos profissionais estão doentes, mas estão na luta, na linha de frente para enfrentar essa pandemia e ajudar a salvar vidas.
A enfermeira Mariana Pelegrini e a técnica de enfermagem Patrícia Humpel, ambas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), receberam os presentes com alegria e muita animação. Mariana resumiu o momento dizendo que foi possível sorrir e agradecer por gestos como esse.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">